FANDOM

Aiolos de Sagitário (射手座サジタリアスのアイオロス Sajitariasu no Aiorosu?) é o Cavaleiro de Ouro de Sagitário do século XX. Antes de morrer, há 13 anos, entregou Atena ainda bebê e sua Armadura de Ouro aos cuidados de Mitsumasa Kido, que estava viajando pela Grécia. Desde então, Aiolos passou a ser considerado um traidor no Santuário, que era comandado por Saga disfarçado de Grande Mestre. Mesmo morto, sua alma continua a controlar sua Armadura de Sagitário, sempre ajudando, nos momentos críticos – emprestou-a a Seiya durante a luta contra Poseidon, por exemplo.

É um dos poucos Cavaleiros do Século XX a ser creditado como Lendário, título esse por mesmo depois de morto, estar sempre à proteger e auxiliando terceiros a salva-la tanto que todos os outros Cavaleiros independentes das patentes congratulam Aiolos e pedem que o empreste sua força no intuito de proteger Atena.

Origem do Nome

Do grego, Ágil. Nome grego de Éolo, o deus dos ventos.

Características

Aparência

Aiolos é um homem de estatura alta, de pele clara e cabelos castanhos. Possui olhos verdes escuros e se parece muito com o seu irmão mais novo, Aiolia, exceto pela cor do cabelo. Assim como muitos Cavaleiros, Aiolos também possui um bom porte físico.

Personalidade

Histórico

Treze anos atrás

Aiolos está junto aos jovens Cavaleiros de Ouro, quando Shion apresenta a recém nascida deusa Atena; Shion diz que logo ele morrerá e então devia escolher um sucessor para o cargo de patriarca. Shura então se levanta e aponta o Sagitariano junto ao Saga de Gêmeos, como os únicos entre os 12 (Uma vez que o Mestre Ancião não poderia exercer tal cargo, dado sua missão de vigiar o selo de Hades) que poderiam sucedê-lo; Shion afirma que sabe disso e Shura pede desculpas por exercê-se, logo Shion afirma qua a guerra santa contra Hades começara em breve e que era para os Santos de Ouro regressarem aos seus treinamentos.

Muito depois, Aiolos encontra Saga dormindo, então o Geminiano subitamente acorda, Aiolos então diz que estava pensando em recomendar Saga como novo Grande Mestre, fazendo Saga chorar, que foge dali o deixando sem entender o que aconteceu.

Passado alguns dias, Aiolos junto a Shura se despedem dos aspirantes a Cavaleiros de Ouro que iriam regressar à seus lugares de treinamento; Mu então questiona sobre Saga, a qual Aiolos não sabe dizer o que aconteceu com ele, visto que desaparecerá a dias.

Em algum momento, Aiolos visita Aiolia em seu treinamento o motivando e o ensinando sobre como treinar e como agir como um Cavaleiro, passando-o a ser seu tutor, durante uma pequena passagem de tempo.

Saga e Aiolos Mangá 1

Aiolos e Saga no momento em que Shion escolhe o primeiro para sucedê-lo

Na sala do mestre, o Grande Mestre convoca Aiolos e Saga falando sobre Atena e, posteriormente, acaba escolhendo o Cavaleiro de Sagitário como seu sucessor, pois Aiolos incorpora a bondade, a inteligência e a coragem. Após a conversa entre os três acabar, Saga vai até Star Hill, mata o Grande Mestre e toma o seu lugar se passando por ele.[2]

Aiolos Mangá 3

Aiolos impede Saga de assassinar Atena

Mais tarde, Saga, disfarçado de Grande Mestre, tenta assassinar a deusa Atena, que é um bebê, com uma adaga dourada, porém Aiolos é mais rápido e consegue salvar a deusa.[3] Logo depois, Aiolos descobre que o Grande Mestre é na verdade Saga e este tenta matar Aiolos por ele ter visto o seu rosto junto com Atena, porém o Cavaleiro de Sagitário consegue fugir. Após isso, Saga acusa Aiolos de ser um traidor que tentou assassinar Atena e ordena a todos que encontrem Aiolos. Enquanto foge, Aiolos diz para Atena que irá protegê-la com a sua própria vida.[3]

Chegando ao Templo de Peixes ele é surpreendido por três rosas vermelhas atiradas no chão, é então que Afrodite se revela exigindo que ele entregasse Atena, Aiolos explica que esta protegendo a deusa e que o grande mestre tentou mata-la. Afrodite é cético e o ataca sem anuncio com suas Rosas Adagas, ferindo Aiolos gravemente uma vez que e estava sem Armadura. Quando teve um novo pedido negado, Afrodite prepara outro golpe, quando percebe que esta preso graças a Flecha das Sombras de Aiolos, Peixes então pergunta porque não o mata, a qual o Sagitário lhe dá as costas dizendo que sua morte seria uma grande perda para o exército de Atena na Guerra contra Hades que se aproximava; dito isso Aiolos deixa o ambiente, enquanto Afrodite, atordoado, reflete em suas palavras.

Ao adentrar nas dependências próximas ao Templo de Capricórnio, Shura o recepciona nervoso com muitos questionamentos mais sem dá uma chance real de Aiolos se explicar, com isso ele utiliza a Excalibur ferindo o homem que ele diz considera um irmão. Aiolos responde com sua Flecha das Sombras que Shura corta em seu trajeto impedindo seus efeitos, dizendo conhecer bem aquela técnica e perguntando por que não utilizou suas outras mais eficazes. Capricórnio parte para outra investida quando é paralisado por Niké nas pequenas mãos da deusa Atena e vendo que estava sem saída pede ao Sagitariano que o mate rapidamente, apenas para Aiolos seguir enfrente deixando-o ileso e confuso.

Em seu próprio Templo, Aiolos faz os primeiros socorros e cogitando a possibilidade de sua morte, escreve seu testamento em uma parede, como forma de lembrar que lhe confiou Atena aos cavaleiros que ele sabia que um dia chegariam ali. Assim Aiolos, agora com sua Armadura (mais na Caixa de Pandora)  parte e rapidamente chega na 4° Casa.

Aiolos vs Máscara da Morte (Episode 0)

Aiolos debate com Máscara da Morte

Em Câncer, ele encontra Máscara da Morte flutuando, e ao pedir omissão de sua presença, o Canceriano o questiona sobre o que ia ganhar com aquilo, fazendo Aiolos censurar suas ações como Cavaleiro. Assim Máscara da  Morte lança suas Ondas do Inferno que acabam por ser repelidas para ele mesmo quando Atena sorri, o enviando ao Yomotsu deixando a casa desprotegida.

Chegando a Gêmeos, ele avista a Armadura de Ouro e se pergunta se a mesma esperava por Saga, passando por ela e depois de certo tempo ele percebe que este preso no Labirinto de Gêmeos que na mesma hora se converte na Outra Dimensão. Porém Aiolos, confuso, volta ao templo de Gêmeos e segue em frente, alheio ao fato de ter sido salvo pela parte benigna de Saga.

Concluindo a travessia das 12 casas e derrotando facilmente vários soldados rasos, ele chega a uma ponte que limita o Santuário do mundo normal, ao tentar atravessar, uma rosa azul é fincada em uma das pilastras de madeira da ponte, ele olha para trás e vê seus três algozes.

Ele então é atacado a força bruta por Mascara da Morte, e ao continuar seguindo em frente e ignorando-o é atingindo novamente pela Rosas Adagas de Afrodite, o que não o faz parar de prosseguir estando agora no meio do trajeto, fazendo Peixes questionar se ele perdeu a razão. Shura então em um ato "piedoso" atingindo-o novamente e cortando a ponte no processo, fazendo-o cair no gigantesco precipício com Atena.
Aiolos Mangá 1

Prestes a morrer, Aiolos confia Atena e sua Armadura a Mitsumasa Kido

No entanto, Aiolos não morreu e sobreviveu aquela noite utilizando suas ultimas forças para garantir a segurança de Atena, onde na próxima manhã, encontra por caso o empresário japonês Mitsumasa Kido, lhe explicando o ocorrido e lhe confiando a bebê Atena e a urna com a Armadura de Ouro de Sagitário, morrendo logo depois.[4]

É relatado por Mu e Atena que a alma de Aiolos permaneceu em sua Armadura e não foi ao Inferno, devido ao cosmo de Atena ainda bebê selá-la (Inconscientemente) em seu traje.

Saga do Santuário

Guerra Galáctica e Cavaleiros Negros

Mitsumasa Kido, no intuito de esconder a armadura, a "personalizou" como ajuda de sua tecnologia de forma que parecesse ser outra qualquer, desviando as atenções do Santuário.

A armadura é oferecida 6 anos depois da morte de Mitsumasa como o prêmio da Guerra Galáctica, porém a mesma é roubada por Ikki de Fênix que tentou usa-la a qual a mesma o rejeitou. Logo os Cavaleiros de Bronze batalharam cos Cavaleiros Negros sobre sua posse pore´m a mesma desapareceu sem deixar rastros.

Os Cavaleiros de Ouro, a Batalha das Doze Casas

Quando Seiya estava prestes a ser morto pelos Cavaleiros de Prata Algethi de Hércules, Dios de Mosca, Sirius de Cão Maior, a Armadura de Sagitário aparece e cobre o corpo do Cavaleiro de Pégaso, protegendo-o. Com seu poder, Seiya vence facilmente os Cavaleiro de Prata e se prepara para lutar contra Aiolia.[5]

Aolia, Aiolos e Seiya Mangá 1

A alma de Aiolos censura Aiolia por suas ações

Após Seiya deter a Cápsula do Poder de Aiolia, destinada a Saori, Aiolos aparece atrás de Seiya e fala com Aiolia, enquanto Seiya permanece segurando o golpe do Cavaleiro de Leão até que sobre um comando que não foi seu (E sim do próprio Aiolos que controlava sua armadura), a técnica regressa a Aiolia o arremessando longe e lhe ferindo. A alma de Aiolos se faz presente através da mesma e pergunta para Aiolia como ele pôde levantar a mão contra a deusa Atena e em seguida, diz que ele deve pagar por isso com a própria vida.[3]

Após o fim da batalha contra Seiya, Aiolia revela que foi vencido, mas não por Seiya e sim, pelo seu irmão Aiolos, que mesmo morto, não abandonou a sua armadura e continua protegendo a deusa Atena.[3]

Testamento de Aiolos em Ômega

O testamento de Aiolos

A mesma regressa ao Santuário depois de 13 anos nos meados da Batalha das Doze Casas. Na chegada dos Cavaleiros em Sagitário a armadura revela na parede do templo o testamento de Aiolos, dando forças aos Cavaleiros da Esperança.

Posteriormente, na Casa de Capricórnio, antes de lutar contra Shiryu, Shura, o Cavaleiro de Ouro de Capricórnio, revela que há 13 anos matou Aiolos.[6]

Saga de Poseidon

Na Saga de Poseidon, Aiolos envia sua Armadura de Sagitário para o Templo Submarino no intuito de ajudar Seiya a salvar Atena com o poder de sua Armadura.[7] A mesma faz Kanon de Dragão Marinho temer que seu poderoso cosmo acordasse Poseidon.

Durante as investidas dos Poseidon contra Cavaleiros, a alma de Aiolos ajuda Seiya constantemente a se levantar e suportar o poder descontrolado do Deus e lhe dar proteção e apoio para adentrar no Grande Suporte Principal e salvar Atena. No final sua alam é vista junto as de Saga, Shura e Camus comemorando com os Cavaleiros de Ouro remanescentes no Santuário a vitória de Atena sobre o Imperador dos Mares.

Saga de Hades

Aiolos prepara a sua flecha

Aiolos prepara a sua flecha

Na Saga de Hades, ao despertar o oitavo sentido (o qual permite que a pessoa fique em estado perfeitamente animado e racional, mesmo no Mundo dos Mortos), sua alma aparece, na forma de seu corpo com sua armadura no Muro das Lamentações junto com os outros Cavaleiros de Ouro mortos, e se sacrifica para derrubá-lo com a sua flecha e com o cosmo dos outros Cavaleiros de Ouro.[8]

Habilidades de Luta

Aiolos era um dos mais poderosos Cavaleiros do Exército de Atena. Ele era um Cavaleiro de Ouro admirado por todos da mesma forma que Saga e por isso era outro candidato a Grande Mestre. Seu golpes secretos hoje são lendas.[1] Com apenas 14 anos, Aiolos já mostrava ter uma capacidade física inquestionável. Ele foi capaz de resistir aos ataques de Saga, mesmo estando sem armadura e com um bebê nos braços.[3] Mesmo morto, sua alma continua a controlar sua Armadura de Sagitário, sempre ajudando os Cavaleiros de Atena nos momentos críticos.[5][7]

Capacidades

  • Domínio do Cosmo: Aiolos utiliza o Cosmo como sua fonte de energia.
  • Força Sobre-humana: Aiolos possui força sobre-humana. Por ser da patente de Ouro, sua força é superior à dos Cavaleiros de Bronze e Prata.
  • Domínio do Sétimo Sentido: Aiolos possui o domínio completo do cosmo, que lhe dá força e habilidades superiores às dos Cavaleiros de Bronze e Prata.
  • Velocidade da Luz: Aiolos é capaz de atacar na Velocidade da Luz.
  • Projeção Astral: Aiolos é capaz de projetar sua alma através da Armadura de Sagitário.[3] Na luta de Seiya contra Aiolia, Aiolos ajudou Seiya, dando-lhe força para conter e retornar o "Cápsula do Poder" lançado por Aiolia. Durante a luta, o espírito de Aiolos foi capaz de se comunicar com seu irmão para informa-lo do grave erro que ele havia cometido ao levantar sua mão contra Saori, a verdadeira deusa Atena.[3]
  • Arayashiki: Aiolos pode manter perfeitamente seu estado animado e racional após a morte, demonstrando poder sobre o oitavo sentido.

Arco e Flecha de Sagitário

Como os Cavaleiros de Libra, os Cavaleiros de Sagitário têm permissão de usar sua arma em confrontos, mas apenas a usam em momentos críticos. Neste caso, o Arco e Flecha de Sagitário é dita ser uma das mais poderosas armas de Atena dentre as demais Armaduras de Ouro, pois sua principal capacidade é que a Flecha Dourada pode concentrar os cosmos daqueles que o cercam para reforçar e tornar mais poderosa a sua investida, podendo assim sobrepujar até mesmo os deuses.[9][8]

Dados da Enciclopédia Oficial

Soco
5/5
Chute
5/5
Técnica com Arma
5/5
Golpes Psíquicos
2/5
Arremesso
5/5

Técnicas Secretas

Aiolos - Flecha de Sagitário

Flecha de Sagitário

Trovão Atômico

Trovão Atômico

Flecha das Sombras

Flecha das Sombras

Patentes

Cavaleiro de Ouro de Sagitário
Antecessor
Gestalt
Sucessor
-

Frases

Aos jovens que aqui chegarem, confio Atena aos seus cuidados”

(O testamento de Aiolos)

Curiosidades

  • A testeira de Aiolos, considerada por muitos um componente icônico de seu visual, jamais apareceu no Mangá. Ela foi criada pelos desenhistas do anime clássico para o visual do personagem na adaptação.
  • De acordo com uma entrevista de Kurumada para a Saint Cloth Chronicle, o motivo pelo qual Aiolos não foi trazido de volta na batalha de Hades é que fazê-lo trabalhar ao lado de Saga depois de tudo o que aconteceu entregaria desde o princípio que a missão tinha na realidade uma boa causa. Do ponto de vista de história, é possível imaginar que Hades não se daria ao trabalho de estender-lhe a proposta sabendo de sua lealdade por Atena e de tudo que ele fizera para salvá-la, sacrificando de bom grado a própria vida.[10]
  • Se Aiolos estivesse vivo até os eventos da série clássica, ele teria 27 anos.
Testamento de Aiolos em Ômega

Testamento de Aiolos em Ômega

  • Em Os Cavaleiros do Zodíaco Ômega, o Cavaleiro de Sagitário é mencionado diversas vezes, como na passagem da nova geração dos Cavaleiros de Bronze do Século XXI pela Casa de Sagitário, encontrando o seu antigo testamento, que ainda estava intacto no mesmo lugar desde as batalhas do Século XX. Aiolos também é mencionado durante a Saga de Pallas, quando Seiya se preparava para enfrentar um Pallasito de Terceira Classe, Hati. Seiya diz que herdou sua sagrada armadura e a técnica "Trovão Atômico", mesmo sem sequer ter conhecido Aiolos e nunca ter visto ninguém reproduzindo esta técnica.. Durante a luta contra o deus Saturno, Seiya pede perdão a Aiolos por permitir que o deus quebrasse a sua sagrada Armadura de Sagitário e pede sua força mais uma vez para atacar Saturno com a Adaga de Ouro. Aiolos sempre é lembrado como Cavaleiro Lendário por ter salvo Atena inúmeras vezes, mesmo após sua morte.
  • Aiolos é o único Cavaleiro de Ouro da série Clássica que não faz aparição em nenhum dos cinco primeiros filmes de Os Cavaleiros do Zodíaco (não foi ressuscitado por Abel em A Lenda dos Defensores de Atena e não apareceu com sua alma selada pelos deuses junto com os outros Cavaleiros de Ouro em Prólogo do Céu). Só foi aparecer em A Lenda do Santuário.
  • No arquivo de dados da Saga de Hades é descrito que a verdadeira força de Aiolos excede a de um poderoso Cavaleiro de Ouro, como Saga de Gêmeos.

Referências

  1. 1,0 1,1 1,2 1,3 1,4 1,5 1,6 1,7 Enciclopédia Oficial
  2. Mangá Os Cavaleiros do Zodíaco - Volume 13, Capítulo 45
  3. 3,0 3,1 3,2 3,3 3,4 3,5 3,6 Mangá Os Cavaleiros do Zodíaco - Volume 7, Capítulo 27
  5. 5,0 5,1 Mangá Os Cavaleiros do Zodíaco - Volume 7, Capítulo 26
  10. Revista japonesa Saint Cloth Chronicle (2008)

Navegação

Cavaleiros de Atena
Deus
Grandes Mestres
Cavaleiros e Amazonas de Ouro
Cavaleiros e Amazonas de Prata
Cavaleiros e Amazonas de Bronze
Cavaleiros e Amazonas de Patente Desconhecida
Cavaleiros e Amazonas de Aço
Cavaleiros e Amazonas sem Constelação
Soldados, Aprendizes e Subordinados