FANDOM

Uma Sombra se aproxima! Os Guardiões de Atena, os Cavaleiros de Ouro! (Semaru Kage! Atena Mamorishi Gōrudo Seinto! (迫る影! アテナ守りし黄金聖闘士(ゴールドセイント)!) é o octagésimo quarto episódio do anime Os Cavaleiros do Zodíaco Ω e também corresponde ao trigésimo terceiro episódio da segunda temporada da série.

Resumo

Encurralados em um dos salões do castelo, Atena e seus Cavaleiros de Ouro são confrontados por Paradox, a traidora do Santuário. Apesar das tentativas em matar Saori, Paradox vê suas ambições barradas por sua irmã caçula, Íntegra, que está determinada em vencê-la. Embora o destino das irmãs seja algo deprimente, será que a morte é a única solução para Paradox ser perdoada?

Enredo

À cada batalha, os cavaleiros permitem que Atena siga em direção ao Salão Real em segurança, embora o estado de saúde dela seja crítico. Seiya e Kiki derrotam os inimigos nos acessos do castelo. Fudou percebe que apenas os Pallasitas de Quarta Classe, isto é, a patente mais baixa do Exército de Pallas, os estavam atacando; por sua vez, Harbinger acredita que os oponentes mais fortes apenas estavam receosos por ter de enfrentar todos os Cavaleiros de Ouro de uma só vez. Contudo, o Cavaleiro de Virgem acredita que ainda há algo de muito suspeito nas ações dos inimigos...

Enquanto isso, Kouga e seus companheiros percebem que já estão correndo há algum tempo. O mesmo acontece com os demais Cavaleiros de Bronze. Hyoga revela ao seu grupo que alguém já os estava vigiando, talvez bem antes de derrotarem Tokisada. Ryuho e seu pai cogitam a possibilidade de terem caído numa armadilha, mas esperam sinceramente estar enganados. Embora as suspeitas deles estivessem corretas, eles não sabiam que Europa de Chakram preparou uma armadilha para enclausurar os inimigos, exceto Atena e sua escolta, no infame corredor do qual ninguém poderia escapar, o Labirinto Infinito (Mugen Kai). O inimigo está enrolando demais para enfrentar os cavaleiros num confronto direto, o que torna suas atitudes cada vez mais irritantes aos olhos de Titan, um dos Quatro Grandes Reis. O objetivo de Europa é se aproveitar da vida de Atena para reviver alguém muito mais poderoso...
Episode 84

Atena e seus Cavaleiros de Ouro discutem as ações dos pallasitas.

De repente, Atena e seus Cavaleiros de Ouro se veem num ambiente diferente do qual estavam; é como se eles tivessem sido transportados para outra dimensão e eis que a responsável pela artimanha se revela, Paradox, que não esconde de ninguém o seu desprezo e ódio pela deusa da justiça. A inimiga consegue reconstituir seu cajado, destruído por Íntegra e parte para a ofensiva. Os Cavaleiros de Ouro se posicionam para proteger Atena com todas as forças. Embora Seiya insista que Atena não tenha nada a tratar com uma traidora, Paradox o contraria, dizendo que é Saori Kido quem não merece a atenção dos cavaleiros. Usando de incrível velocidade, Paradox consegue enganar os Cavaleiros de Ouro e quase atingir Atena se não fosse a intervenção de Kiki com sua Muralha de Cristal, e logo depois, a aparição de Íntegra, cada vez mais disposta a se redimir pelos erros de sua irmã mais velha. Paradox não poupa esforços para atacar sua irmã caçula, mas Atena aconselha Íntegra a não enfrentá-la sozinha. Contudo, a aliada de Saori assegura que este é o seu dever como Amazona de Ouro.

Enquanto lutam, Íntegra e Paradox se lembram do passado cruel que as separou e as privaram do amor de seus pais. Íntegra revela que seguiu na frente de Atena para ficar de tocaia no castelo até Paradox surgir para atacá-la. Embora o plano da pallasita fosse emboscar tanto Atena quanto sua irmã caçula, Íntegra se mostra uma guerreira perspicaz, pois sabia melhor do que ninguém do ódio que Paradox alimentou durante anos. Os cosmos das guerreiras colidem no campo de batalha. Íntegra está determinada a proteger os humanos e o planeta Terra em nome de Atena, porém seu cosmo não faz jus à força sinistra de Paradox. Seiya tenta ajudar Íntegra, mas esta se recusa, mostrando o quão forte é sua determinação em defender Atena, que compreende a situação tão bem quanto Kiki e Fudou. As irmãs estavam lutando contra o destino e ninguém tinha o direito de impedi-las. Shiryu e Ryuho percebem que Gêmeos estava em luta após sentir os cosmos das irmãs colidirem cada vez mais. 
Cópia (2) de Episode 84

O destino de Gêmeos se repete ao longo das eras e duas irmãs, Paradox e Íntegra, se enfrentam.

Por sua vez, Gália se diverte por ver duas irmãs de sangue lutando entre si, mas Hipérion reprova o comportamento dela. Na opinião dele, Gália poderia matar Paradox, e Atena, enfraquecida, com facilidade; contudo, Gália se mostra cada vez mais encantada com a maneira com a qual os humanos se matavam. Após ver que discutir com ela era inútil, Hipérion se retira dos aposentos de Gália. O confronto entre Paradox e Íntegra se intensifica; a Amazona de Ouro recebe um golpe em cheio no estômago e se torna um alvo fácil para o cajado Jano Escarlate de Paradox. Harbinger se intromete na briga, mas atingir Paradox não foi o suficiente para matá-la. Íntegra exige que seu companheiro também fique de fora daquela luta. Paradox começa a se comparar com Atena, considerando-a uma farsa do mundo moderno, pois mesmo decidida a vir ao castelo de Pallas, ela ainda hesitava e este sentimento foi o responsável pela morte de muitos cavaleiros. Na opinião de Paradox, Atena não tinha o direito de dar-lhe um sermão porque era uma assassina de sangue frio. Eis que o cosmo de Íntegra transborda de raiva e rapidamente Paradox começa a ser atingida pelos golpes dela.

Íntegra e Paradox trocam punhos, e neste momento, a Amazona de Ouro salienta o quanto admira Atena pela determinação e coragem de enfrentar sua irmã para salvar os humanos. Paradox já havia percebido que os bons sentimentos eram inúteis e resolve aplicar sua técnica mais poderosa para dar um fim não apenas em Íntegra, mas também em Atena e nos demais Cavaleiros de Ouro. Íntegra eleva seu cosmo, fazendo o impossível para acalmar sua irmã. Os cavaleiros e os pallasitas percebem que o cosmo das guerreiras estava ameaçando a estrutura do castelo. Paradox promete tirar tudo aquilo que Íntegra ama, mas esta se preocupa apenas com o bem-estar de Atena, suplicando-lhe para fugir. A deusa da justiça se recusa, pois não poderia deixar de testemunhar como aquela batalha terminará.

Cópia (5) de Episode 84

Íntegra hesita a matar Paradox.

Após testemunhar novamente a determinação de Atena, Íntegra eleva ainda mais seu cosmo e derrota Paradox. Ciente que a morte era a única opção para a irmã mais velha, Íntegra hesita em atacá-la e Atena a conforta. A deusa está certa que Íntegra jamais poderia se perdoar caso matasse um ente querido, mesmo que estivesse pronto para fazê-lo em nome do amor e da paz na Terra. Atena se aproxima de sua inimiga, ignorando a recomendação de seus cavaleiros, e revelando o que realmente incomodava Paradox: o fato de lutar para conquistar alguém. Ao tocar nas mãos de Paradox, Atena a conforta com seu cosmo ardente - mas Íntegra ainda permanece inaltecida, pois ainda desconhecida a fonte do tremendo amor que Atena nutria pelos humanos, até mesmo, bandidos, traidores ou marginais. Saori acredita que o melhor para as irmãs foi ter interrompido o duelo naquele momento.

Após livrar Paradox de um ódio que a consumia durante anos, Atena se mostra feliz ao ver que os cavaleiros estavam dispostos a perdoar a traição da inimiga e aceitá-la de volta. Paradox ainda se mostra incrédula diante dos acontecimentos e argumenta que deixou de fazer parte do grupo dos cavaleiros a partir do momento que abraçou o ódio com todo vigor. Fudou sente outro cosmo, desta vez mais poderoso e mais agressivo. Trata-se de Gália, que cansada de ser uma simples espectadora, resolve punir Paradox por sua derrota. Ela atinge Paradox em cheio com sua espada, a Lâmina Divina da Guerra (Bunshinkôriken). Íntegra e os demais se preocupam com o estado de Paradox, que cai desacordada e com a chronotector estilhaçada. Gália desdenha dos fracos, pois Paradox desperdiçou sua última chance; após castigá-la, ela anuncia que agora tudo o que restou para os humanos é o desespero... 

Acontecimentos Importantes e Curiosidades

  • Íntegra e Paradox - Fim do confronto. Vitória da irmã mais nova, que é convencida por Atena a poupar a vida de Paradox, pois esta ainda tinha chances de salvação. Saori conversa com Paradox, que aparenta grande arrependimento e confusão diante da generosidade de Atena;
    Foto5ppp2

    Valter Santos foi dublador de Camus de Aquário, mestre de Hyoga de Cisne.

  • É revelado que Europa instigou os inimigos a entrar no Labirinto Infinito, objetivando prender apenas os cavaleiros, pois ele ainda considerava Atena uma peça-chave para seus sórdidos planos em ressuscitar o grande inimigo dela;
  • O personagem Harbinger começa a demonstrar sua generosidade aos poucos, cativando Atena e os demais companheiros. Ele se intromete no confronto de Íntegra para ajudá-la contra Paradox, afirmando ser incapaz de ver duas irmãs de sangue se matando, visto que ele cresceu sem conhecer o amor de uma família;
  • É divulgado um novo jogo pela Bandai Namco, cujo nome é Saint Seiya - Cosmo Slotte. Trata-se de uma mescla de RPG com cards e slot game (caça-níquel), onde o intuito é derrotar o adversário através do acerto de 3 desenhos, seguindo o enredo original do animê. Tanto os cards quanto novas imagens são adquiridos com o avançar do jogo, contudo este só está restrito ao público japonês, devido as vigentes leis brasileiras;
  • Tristes notícias - No dia 5 de dezembro, faleceu o dublador do Guilty, mestre de Ikki de Fênix. O nome dele era Geraldo Barreto, vítima de infarto fulminante. No dia 24, foi a vez de Valter Santos, dublador de Camus de Aquário e de Jamian de Corvo. Ambos haviam aceitado o convite da Álamo para redublar a série clássica em 2003. Valter faleceu devido a um ataque cardíaco, mas um vídeo raro com seus trabalhos pode ser conferido no site oficial brasileiro
    Guiltydub2

    Geraldo Barreto dublou Guilty, o infame Cavaleiro do Diabo e mestre de Ikki de Fênix.

  • Erro 4 - Imagens de episódios anteriores são utilizados como prévia do episódio 84. Destaque para as irmãs gêmeas e seus golpes. Paradox é vista executando a técnica Destino Final (Final Destination) enquanto que Íntegra executa a técnica lendária dos Cavaleiros de Gêmeos, a Explosão Galáctica (Galaxian Explosion). No episódio original, Paradox revelou uma nova técnica ainda mais poderosa do que a mencionada antes enquanto que as imagens das rochas se despedaçando ao redor de Íntegra não foram exibidas. Embora não haja notas oficiais a respeito, percebe-se um truque por parte dos produtores de Ômega para cativar o público, visto que estes não são os primeiros erros vistos na segunda temporada da série;
  • A Personalidade de Atena - a personagem de Kurumada é vista com traços evolutivos durante a primeira parte da história, visto que foi adotada por um magnata da indústria, o Sr. Mitsumasa Kido e cresceu rodeada de mimos e agrados, tornando uma criança petulante e orgulhosa. Após a morte deste, Saori Kido viu a importância do amor e da amizade e o quanto este sentimento poderia ajudá-la a enfrentar poderosos inimigos que ameaçavam não apenas o Santuário (Saga), mas o mundo inteiro (Poseidon e Hades). Na série Ômega, os fãs já conhecem Saori por sua personalidade séria, generosa e altruísta. Na mitologia grega, Atena é associada a guerra justa, cujo conceito é salvar o mundo por causa de um bem maior - fazendo jus o comentário de Paradox a cerca da personalidade da 'Atena' criada na franquia Os Cavaleiros do Zodíaco (Saint Seiya). Ao chamar Saori de assassina, Paradox provocou a ira dos cavaleiros que a protegiam; contudo, cabe ressaltar, que Atena é frequentemente associada na mitologia a sua inteligência e estratégias de batalha ao invés dos desafetos, incluindo AracneAfrodite, Hera e Éris. Embora a disputa entre as deusas parecesse frívola, sob a crítica moderna, uma de suas desavenças é tida como causa da famosa Guerra de Tróia. A deusa também foi associada pelos antigos como geniosa, ciumenta e deveras prepotente, tal como a Atena de Kurumada era quando criança; 
    Prévia ep 84

    Erro 4 - Destaque para os golpes de Paradox e Íntegra. As imagens sequer foram exibidas no 84º episódio.

  • Conceitos de Astronomia - A colisão dos ataques de Íntegra e Paradox criaram uma distorção entre as dimensões, associada frequentemente aos buracos negros existentes no Universo. Embora os produtores do animê exploraram as consequências de se chegar perto de um, fazendo os telespectadores acreditarem que Atena e os Cavaleiros de Ouro poderiam ter sido vítimas de uma explosão estelar, ou senão sugados completamente; os cientistas afirmam que não há como saber o que acontece quando alguém cruza o horizonte de um buraco negro. As primeiras teorias sobre os buracos negros surgiram há mais de 200 anos. Essas fendas são criadas quando uma grande estrela morre e sua força gravitacional penetra o espaço-tempo, criando um buraco, capaz de sugar até mesmo a luz. A dúvida principal é o que aconteceria com os seres humanos dotados de respiração fora de órbita caso se aproximassem de um buraco negro. Não há um consenso - enquanto algum teóricos afirmam que eles poderiam ficar rodando em círculos como um objeto arremessado fora de órbita, outros insistem que haveria uma drástica distorção da realidade para a vítima, como por exemplo, o envelhecimento precoce. Outro ponto interessante é a discussão sobre a possibilidade do Sol ser transformado em buraco negro - algo completamente em descrédito pelos mais renomados cientistas visto que o centro solar não é suficientemente grande para se transformar em um; embora eles não descartam a hipótese do envelhecimento da estrela trazer consequências preocupantes daqui a 5 bilhões de anos, dentre elas, a destruição de três planetas do sistema solar: Mercúrio, Vênus e a Terra, onde vivemos. Na hipótese do Sol se transformar mesmo num buraco negro, e a Terra e outros planetas sobrevivessem a tal evento de sucção planetária, isto, ao ver dos estudiosos não interromperia os movimentos de translação de nosso planeta, e a vida existente só notaria uma grande diferença com o passar dos anos. Uma vida sem o Sol, congelaria os oceanos da Terra e extinguiria os seres vivos rapidamente, por causa do frio excessivo, obrigando os humanos a ir para o subsolo para buscar fonte de eletricidade e calor como chances de sobrevivência. Um conceito parecido foi utilizado no OVA dos Cavaleiros dos Zodíaco, na Saga de Hades, pelo autor Masami Kurumada. Na história, o Imperador do Inferno queria expurgar os humanos da face da Terra cobrindo o Sol com a lua, o chamado Grande Eclipse, para sempre, impondo o frio eterno. Os planos dele foram frustrados por Saori Kido e seus amados cavaleiros da justiça.

Personagens aparecem na seguinte ordem

  • Seiya
  • Kiki
  • Fudou
  • Saori Kido (Atena)
  • Harbinger
  • Europa
  • Deus misterioso - apenas mencionado
  • Shun
  • Yuna
  • Souma
  • Kouga
  • Subaru
  • Haruto
  • Éden
  • Hyoga
  • Ryuho
  • Shiryu
  • Paradox
  • Íntegra
  • Gália
  • Hipérion
  • Eruna - flashback
  • Kerry - flashback
  • Genbu - flashback
  • Celeris - flashback
  • Ikki - flashback
  • Aegaeon - flashback

Técnicas e Armas Utilizadas

  • Trovão Atômico (Atomic Thunderbolt) por Seiya;
  • Extinção Estelar (Starlight Extinction) e Muralha de Cristal (Crystal Wall) por Kiki;
  • Jano Escarlate (Scarlet Janus)  e Destruição Galáctica (Galaxian Ultimation) por Paradox;
  • Chifre Máximo (Greatest Horn) por Harbinger;
  • Supernova Explosão Máxima (Supernova Explosion Maxima) por Celeris - flashback
  • Explosão Galáctica (Galaxian Explosion) por Íntegra;
  • Lâmina Divina da Guerra (Bunshinkôriken) por Gália.

Prévia (Próximo Episódio)

  • Ódio, raiva, rancor... esses sentimentos não são nada comparados ao desespero que qualquer ser humano pode ter diante de uma situação de risco. Os Cavaleiros de Ouro precisam unir forças para abrir caminho para o futuro, mas Gália surge para enfrentá-los. Ela não se interessa pelos caprichos de Pallas e aos poucos desperta a fúria da deusa. Qual será o destino de Atena neste impasse?

Galeria

Lista de Episódios Saint Seiya Ω
Saga de Marte 010203040506070809101112131415161718192021222324252627282930313233343536373839404142434445464748495051
Saga de Pallas 52535455565758596061626364656667686970717273747576777879808182838485868788899091929394959697