FANDOM

Superando um Deus! O Cosmo de Seiya (Kami o koero! Seiya no kosumo! 神を超えろ! 星矢の小宇宙 (コスモ)!) é o nonagésimo quinto episódio do anime Os Cavaleiros do Zodíaco Ω e também corresponde ao quadragésimo quarto episódio da segunda temporada da série.

Resumo

Enquanto Kouga e os outros estão em dúvida sobre enfrentar alguém que outrora foi um companheiro, o Cavaleiro de Sagitário decide ir na frente para ajudá-los a ver o quão enganados estão sobre Saturno. Seiya arrisca a vida para enfrentar o inimigo e novamente iluminar o caminho dos jovens cavaleiros. Hyoga e Shun, por sua vez, precisam lidar com Europa e Miller antes que o destino de Atena e Pallas seja condenado para sempre...

Enredo

O planeta Terra começa a sofrer os efeitos do cosmo ameaçador de Saturno. As luzes dos grandes centros urbanos estão se apagando; as pessoas e os animais estão petrificadas e a noite parece ser mais uma eternidade. O olhar severo do deus do tempo paira sobre os humanos que ainda tentam proteger seu amado planeta.

Europa anuncia que o tempo do planeta se esgotou graças ao grandioso poder do mestre dele. Shun e Hyoga, trajando suas novas armaduras, se posicionam na frente de seus amigos para protegê-los do perigo. Miller ameaça não apenas a vida de seus oponentes, mas também das deusas Pallas e Atena, ainda desmaiadas. Titan e Harbinger se irritam com tal afronta, embora Hyoga garanta que nada de ruim acontecerá a elas. Shun promete fazer com que as coisas voltem ao normal, mostrando confiança na vitória de Seiya e dos jovens cavaleiros, que avançam para cumprir seu destino. No grandioso templo nos céus, Saturno já aguardava a presença deles. O deus se mostra contente por ver seus oponentes prontos para enfrentá-lo, embora Kouga ainda o chame pelo antigo nome "Subaru".

Os jovens cavaleiros se mostram apreensivos a princípio, pois ainda enxergavam a imagem do pequeno Subaru no inimigo. Seiya pede a eles concentração na batalha que está para acontecer, porém eles se antecipam e partem para a ofensiva sem um plano. Kouga é o primeiro a atacar, e tem seu punho e corpo rechaçados pelo poderoso cosmo de Saturno; o mesmo se sucede com Éden, Haruto, Ryuho, Souma e Yuna. O deus não mostra nenhuma reação e permanece em seu trono, amaldiçoando o poder Ômega que eles despertaram recentemente. Por considerá-los atrevidos demais em enfrentá-lo, Saturno promete destruí-los e se levanta, emergindo seu cosmo. Antes que ele os ataque, Seiya intervém almejando golpear o rosto do oponente, porém Saturno consegue derrubá-lo, gesticulando a cabeça rapidamente. Kouga vê todos seus companheiros caídos.

Ewefe

Kouga de Pégaso eleva seu cosmo.

Os cavaleiros sentem na pele a força do cosmo inimigo e lamentam que Seiya, o Cavaleiro de Ouro de Sagitário tenha sido derrubado num só ataque. Saturno custa a acreditar que o poder do Ômega tenha sido despertado por oponentes tão fracos, que sequer entendem os mistérios da criação do universo e seus fundamentos. Kouga se põe a postos, transparecendo seu cosmo; embora Saturno já previsse que ele faria isso. O Cavaleiro de Pégaso acredita que o deus do tempo o conheça melhor, pois eles já lutaram lado a lado. Kouga volta a atacá-lo, objetivando "acordá-lo", porém Saturno mostra-se intolerante a repetição dos equívocos humanos. A Elipse Perpétua (Eigō Rinbu) reage ao intenso cosmo de Kouga, e Saturno percebe isso no momento em que a espada surge em sua frente para protegê-lo do ataque de Pégaso. Kouga novamente é empurrado pelo poder de Saturno, e cai diante dele. Saturno só enxerga um futuro para aqueles que nunca desistem, a destruição pela lâmina de sua espada sagrada. Kouga se levanta outra vez para enfrentá-lo.

Em Pallas Belta, Miller continua provocando Hyoga e Shun. Embora o inimigo acredite que a vitória seja de Saturno, Cisne refuta tal probabilidade, irritando-o. Usando de incrível velocidade, Miller sequer é atingido pelos punhos de Hyoga; porém ao golpeá-lo, o Cavaleiro do Gelo também consegue acertar-lhe um soco. Shun ativa suas correntes e Europa se defende com seus chakrans, debochando da tentativa dele em se opor a Saturno. Europa parte para o ofensiva, dizendo que seu mestre era bem diferente dos deuses derrotados pelos Cavaleiros de Atena. Shun e Hyoga estão preocupados com o nível do poder dos inimigos ser equivalente e num momento de distração são nocauteados pelas técnicas especiais de Europa e Miller. Eles estão desapontados com o poder dos Cavaleiros Lendários.

Sssds

O olhar severo de Seiya de Sagitário.

Enquanto isso, Saturno ameaça a vida de Kouga com a espada do tempo. Antes que o pior acontecesse, Seiya intervém novamente. Saturno se protege com a espada sagrada, causando uma explosão cósmica, atordoando Kouga. Seiya exige um duelo com o deus, mas Kouga quer enfrentar Saturno sozinho com o poder do Ômega. O Cavaleiro de Sagitário alerta Kouga sobre o risco do despertar deste grandioso cosmo, até então, um mistério até para Atena e os demais cavaleiros. Uma vez que Kouga e seus amigos despertam tal poder para salvar Subaru do perigo, eles sequer poderiam negar o sentimento de carinho e preocupação que ainda nutriam por ele; em outras palavras, eles poderiam repetir o quanto quisessem que lutavam em prol da paz e de Atena, porém ainda não enxergavam Saturno como um inimigo a ser derrotado. Kouga reflete sobre as palavras de Seiya, e logo deixa de emitir seu cosmo. Seiya insiste em ir sozinho porque já havia percebido a dúvida nos corações dos jovens cavaleiros, porém é advertido pelo próprio Saturno que jamais poderia derrotá-lo por ser um deus. O Cavaleiro de Ouro não se importa e eleva o cosmo para lutar. Ele está decidido a proteger Saori e a Terra, e não hesitar mais, como outrora, quando Pallas surgiu diante dele na forma de uma criança inocente.

Seiya avança contra Saturno, sobrepujando a barreira criada pelo cosmo dele. Antes que pudesse tocar sua chronotector, Saturno bloqueia novamente o ataque de Sagitário com sua espada, atacando-o logo em seguida. Apesar da força de Seiya, Saturno lamenta ele ser um humano fraco e patético. O ataque de Saturno causa danos a Armadura de Ouro, que tem uma das asas arrancadas e o elmo destruído. A cada tentativa, Seiya sofre grandes avarias, preocupando todos. O cosmo de Saturno é extremamente ameaçador, porém o cavaleiro insiste que é seu dever enfrentá-lo. Kouga está preocupado com o amigo.

Dddds

Seiya vs. Saturno.

Europa e Miller ameaçam a vida das deusas a cada instante. Harbinger e Titan estão apreensivos em ter de enfrentá-los, pois estão enfraquecidos por cauda do último combate. Europa está fascinado com a chance de matar as deusas, porém é surpreendido ao ser paralisado pela Corrente Nebulosa de Shun. Embora se levante outra vez para lutar, o Cavaleiro de Andrômeda mostra-se insatisfeito com desnecessários derramamentos de sangue. Miller aconselha Europa a não perder tempo senão perderia a grande chance em tornar-se o mais novo Matador de Deuses. Quando estava prestes a agir, Miller também é surpreendido. Hyoga aproveitou a ocasião do ataque para congelar as pernas dele com o poder do Zero Absoluto.

Miller custa a acreditar na persistência de seu oponente. Hyoga avisa que sobreviveu porque havia congelado os punhos de Miller momentos antes do ataque. O Cavaleiro de Cisne derrota seu oponente com o Pó de Diamante, destruindo também a chronotector dele. Europa não se abala com a derrota de Miller, pelo contrário, ele eleva seu cosmo disposto a matar Shun. Porém, o inimigo paga um preço alto por subestimá-lo, sendo atingido diretamente pelo poder da Tempestade Nebulosa. Shun está sem energias, e pior Europa ainda não se deu por vencido, mesmo sem a proteção da chronotector. O inimigo já previra o ataque que Shun iria utilizar, porém não imaginava que seria algo tão poderoso. Mesmo ferido, Europa acredita na vitória, pois matar duas deusas inconscientes não seria uma árdua tarefa. Eis que Titan aparece diante dele, enfurecido por ele ter enganado Pallas. Cansado das mentiras de Europa, Titan eleva seu cosmo assustando o oponente, que o julgou fraco demais para lutar. Europa tenta dissuadi-lo, porém finalmente é morto num só golpe de Titan. Harbinger percebe que ele esgotou todas as forças para proteger Pallas. Titan confia a vitória suprema nas mãos de Seiya e dos Cavaleiros do Ômega.

No templo dos céus, Yuna pede a Seiya que pare com aquela loucura; porém ele se recusa, dizendo que Saori sempre lutou em prol dos amigos, e também dos inimigos, por amá-los tanto e impedir que cometessem uma loucura. Seiya lutava para impedir que Saturno continuasse com suas ambições. Os jovens cavaleiros começam a compreender as motivações do veterano, cuja convicção sobre o destino de um cavaleiro era a tristeza a ser suportada após os resultados da batalha. Seiya lamenta não ter sido capaz de evitar que a armadura de Aioros, seu antecessor, fosse danificada, e eleva o cosmo na esperança de que ela resistisse um pouco mais. Seiya é condenado a morte por Saturno e é uma vítima fácil após a destruição da Armadura de Sagitário. Quando Saturno estava prestes a matá-lo, Seiya bloqueia o ataque da espada com a Adaga Dourada, capaz de matar deuses. Os jovens cavaleiros descobrem que Seiya estava aguardando uma oportunidade para fincá-la no coração do inimigo, e assim ele o faz, elevando seu cosmo até o limite, exigindo que Saturno retornasse aos confins do universo. O cosmo de Sagitário preenche o campo de batalha e ele aproveita a oportunidade para dar um golpe final em Saturno...

Acontecimentos Importantes e Curiosidades

  • A Armadura de Sagitário é destruída novamente na série Ômega. A primeira vez foi durante o confronto de Kouga contra Apsu, o deus da escuridão. Embora consideradas as mais fortes, as Armaduras de Ouro também podem sofrer avarias quando atingidas por impactos muito fortes, principalmente relacionados ao cosmo elevado até o Sétimo Sentido, ou conforme o novo patamar, o Ômega. O elmo da Armadura de Touro já apareceu com o chifre destruído na série; resultado este provocado por Seiya na batalha contra Alderaban de Touro. A Armadura de Escorpião foi destruída quando Sônia perdeu o controle sobre o cosmo. Outra Armadura de Ouro a sofrer avarias durante a série foi a de Peixes, quando Kouga, possuído por Apsu, matou o cavaleiro Amor num só golpe; As Armaduras de Libra e de Gêmeos também sofreram avarias, e isso aconteceu na segunda temporada da série Ômega. [1][2][3][4][5][6][7][8]
  • Miller e Europa X Hyoga, Shun e Titan - os dois guerreiros mais fortes do Exército de Saturno são respectivamente derrotados por Hyoga e Titan. Os dois inimigos compartilhavam o desejo de matarem as deusas Pallas e Atenas, e assim herdar o título de Matadores de Deuses (神殺し Kamigoroshi), o mesmo atribuído a Seiya e Kouga. Cabe ressaltar que Hyoga e Shun possuem técnicas semelhantes para retardar os movimentos dos inimigos. Enquanto o Cavaleiro do Gelo congela as pernas do oponente quando este se distrai, o Cavaleiro de Andrômeda utiliza o cosmo para criar correntes nebulosas; [1] [9]
    Lugares Turísticos - SSO

    À direita, de cima para baixo - O Monte Uluru (Austrália), o Tôchô (Japão), a Ilha Roosevelt (Estados Unidos), a Cidade Proibida (China) e a Torre do Big Ben (Inglaterra).

  • Destaque para a música Spirit of Saint (聖闘士のスピリット Espírito de Cavaleiro, conforme tradução adaptada), interpretada por Tôru Furuya (古谷徹), seiyû do personagem-título, Seiya. Uma curiosidade atual sobre ele é o convite aceito para participar das dublagens de One Piece, uma franquia de grande sucesso. Ele está casado com Satomi Majima desde 1985. Seu primeiro casamento foi com Mami Koyama e durou sete anos. O divórcio deles ocorreu de forma amigável em 1983. Koyama é a intérprete-mor da personagem Shina de Cobra, com participação tanto na série do anime clássico quanto da série Ômega. Ironicamente, na obra original de Masami Kurumada, Shina sofria de amor platônico pelo protagonista mediante a lei da máscara. O nome do seiyû, por vezes, é grafado como Tohru no Ocidente. [10] [11] [12]
  • Alguns pontos turísticos no mundo são retratados no início deste episódio. São eles, o monte Uluru, também conhecido como Ayers Rock, é um monólito situado no norte da área central australiana; e por fim, o Edifício do Governo Metropolitano de Tóquio (東京都庁舎, Tōkyō Tochōsha), um dos arranha-céus mais altos do mundo, localizado no Japão. a Ilha Roosevelt, localizada em Nova York, Estados Unidos; A Cidade Proibida, em Pequim, capital chinesa, que por 500 anos serviu como base imperial até que em 1912, a república foi oficialmente instaurada no país; a torre do Big Ben, oficialmente conhecida como Elizabeth Tower, em Londres, Inglaterra; [13] [14] [15] [16] [17]

Personagens aparecem na seguinte ordem

Técnicas e Armas Utilizadas

  • Espada Sagrada do Tempo: Elipse Perpétua (時の聖剣 . 永刧輪舞  Toki no Seiken: Eigō Rinbu) por Saturno;
  • Espada Sagrada do Tempo: Elipse Perpétua (時の聖剣.永刧輪舞  Toki no Seiken: Eigō Rinbu) por Pallas - flashback;
  • Corrente de Andrômeda (星雲鎖 Nebula Chain) e Corrente Nebulosa (ネビュラストリーム Nebula Stream) por Shun;
  • Corte Veloz: Corte Destruidor (スラッシュ・リーパー . デ:ィストラクティブスラッシュ Slash Reaper .Destructive Slash) por Europa;
  • Rejeição Suprema (アルティメット リジェクション Ultimate Rejection) por Miller;
  • Flecha Estelar Cósmica (コズミック・スター・アロー Cosmic Star Arrow) e Adaga Dourada (黄金の短剣 Ôgon no tanken) por Seiya;
  • Pó de Diamante (ダイヤモン・ドダスト Diamond Dust) por Hyoga;
  • Tempestade Nebulosa (ネビュラストーム Nebula Storm) por Shun;
  • Extinção Planetária Colossal (ギガンティック・プラネット・エンド Gigantikku Puranetto Endo) por Titan;
  • Báculo da Vitória (ニケのツヤ Nikki (Niké) no Tsuya) por Saori (Atena) - flashback.

Prévia (Próximo Episódio)

  • É chegado o momento dos Cavaleiros do Ômega unirem forças para derrotar o mal que Subaru atualmente representa para o mundo. O solitário e poderoso deus do tempo não se dá por vencido. Kouga precisará mais do que um milagre para poder derrotar Saturno!

Galeria de Imagens

Referências Bibliográficas

  1. 1,0 1,1 第95話 神を超えろ! 星矢の小宇宙 (コスモ) ! | 聖闘士星矢Ω|テレビ朝日. Os Cavaleiros do Zodíaco Ω (Saint Seiya Omega),episódio 95TV Asahi. Informação publicada em 27-01-2015.
  2. 第51話 聖闘士星矢Ω-セイントセイヤオメガ- 公式サイト 東映アニメーション | ストーリー | 聖闘士星矢Ω|テレビ朝日. Os Cavaleiros do Zodíaco Ω (Saint Seiya Omega),episódio 51TV Asahi. Informação publicada em 12-08-2013;
  3. 第90話 牡牛突進!!到達、パラスの間! ストーリー 聖闘士星矢Ω|テレビ朝日 Os Cavaleiros do Zodíaco Ω (Saint Seiya Omega), episódio 90. TV Asahi. Página visitada em 13-02-2014.
  4. セイントセイヤ - 聖闘士星矢 (Seitōshi Seiya - Seinto Seiya).Os Cavaleiros do Zodíaco - mangá (cap.29); animê (ep. 43);
  5. 第40話. ソニアの覚悟! 因縁の連鎖を断て! | 聖闘士星矢Ω-セイントセイヤオメガ- 公式サイト 東映アニメーション.| Os Cavaleiros do Zodíaco Ω (Saint Seiya Omega), episódio 40. Toei-anim.co.jp. TV Asahi. Página visitada em 12-08-2013.
  6. 第48話. 友よ集え! 光牙のみなぎる小宇宙 (コスモ)! | 聖闘士星矢Ω-セイントセイヤオメガ- 公式サイト 東映アニメーション. | Os Cavaleiros do Zodíaco Ω (Saint Seiya Omega), episódio 48. Toei-anim.co.jp. TV Asahi. Página visitada em 12-08-2013.
  7. 第62話 玄武の死闘! 聖剣対天秤の剣! ストーリー 聖闘士星矢Ω テレビ朝日 Os Cavaleiros do Zodíaco Ω (Saint Seiya Omega), episódio 62. TV Asahi. Informação retirada em 02-11-2013.
  8. 第85話 運命に抗え! 反逆の告白! ストーリー 聖闘士星矢Ω テレビ朝日 Os Cavaleiros do Zodíaco Ω (Saint Seiya Omega), episódio 85. TV Asahi. Informação retirada em 22-12-2014..
  9. 第52話 新たな聖衣! 翔べ、新生ペガサス! | ストーリー | 聖闘士星矢Ω|テレビ朝日. Os Cavaleiros do Zodíaco Ômega (Saint Seiya Omega), episódio 52. TV Asahi. Página visitada em 02-11-2013.
  10. Site Oficial Brasileiro. Omega Song Collection Photos. Página visitada em 27-01-2015.
  11. SYNC MUSIC JAPAN - Japanese Music to the World. Artigo sobre Tôru Furuya. Página visitada em 27-01-2015. (em inglês);
  12. セイントセイヤ - 聖闘士星矢 (Seitōshi Seiya - Seinto Seiya).Os Cavaleiros do Zodíaco - mangá (cap. 26); animê (ep. 37);
  13. RODRIGUEZ-NAVA, Gabriel. The Rise of a Healthy Community. Columbia University School of Journalism. 2003.
  14. COUTO, Sérgio Pereira. A Extraordinária História da China. Universo dos Livros Editora (Livraria da Folha). 2009. ISBN 978-85-9918-775-3.
  15. RATH, Kayte. Torre Big Ben é renomeada para Torre Elizabeth em honra à rainha. BBC News. Matéria publicada em 26-06-2012. (em inglês);
  16. BREEDEN, Stanley. Growing Up at Uluru, Australia. Fortitude Valley, Queensland: Steve Parish Publishing. ISBN 0-947263-89-6. OCLC 34351662.
  17. TANGE, Kenzo. Multifaceted Colossus who mirrored the Era. Nikkei Architecture - Nikkei BP. p.118. 2005. ISBN 4-8222-0476-6. (em japonês).
Lista de Episódios Saint Seiya Ω
Saga de Marte 010203040506070809101112131415161718192021222324252627282930313233343536373839404142434445464748495051
Saga de Pallas 52535455565758596061626364656667686970717273747576777879808182838485868788899091929394959697