Saint Seiya Wiki
Advertisement
Saint Seiya Wiki

Este artigo traz uma lista com todas as cenas que foram censuradas do anime, seja no Brasil, ou até em outros países.

No Brasil

Durante a exibição dos episódios na extinta TV Manchete, não houve corte algum dos episódios da série, sendo exibido na íntegra os 114 episódios. Porém, já em meados dos anos 2000 (com a censura mais rígida) foram cortadas algumas cenas violentas, que consitiam em mutilações corporais e até mesmo em nudez de personagens, tudo para adequar o desenho à "Classificação Indicativa Livre". As cenas censuradas estão abaixo:

Formato Onde Episódio Motivo Observações Imagens
Anime TV Bandeirantes e Youtube Episódio 16: O ataque à fundação Nudez Shun aparece tomando banho, de costas, todo pelado, e sua bunda é mostrada. Essa cena foi cortada. No Youtube também é difícil encontrar esta cena em separado, a não ser que se veja o episódio por inteiro.
Arquivo:Shun banho.png
Anime TV Bandeirantes Episódio 31: A fronteira entre a vida e a morte Mutilações em série Ikki aparece decepando o braço do cavaleiro Capela de Auriga (após este receber o Golpe Fantasma de Fênix). A cabeça de Ikki também aparece sendo decepada. Estas mutilações foram cortadas do episódio.
Mao decepada.png
Anime TV Bandeirantes Episódio 66: Golpe Final de Shiryu! Extinção nas estrelas Extrema violência, muito sangue, mutilações. Na luta entre Shiryu e Shura nas 12 casas do zodíaco, há uma cena em que Shura penetra sua mão direita no coração de Shiryu, e logo em seguida o cavaleiro de Dragão corta a mão do Cavaleiro de Ouro com suas próprias mãos, como se fosse uma espada. Esta cena da mão sendo cortada não foi exibida pelo Cartoon Network e o episódio, com mais trechos violentos, foi mutilado pela Band.
Shura mao cortada.png
Filme  Cinemas Os Guerreiros do Armagedon Censura religiosa Logo no começo do filme, há uma cena em que Hyoga explica quem é Lúcifer. Nesse momento aparece uma Bíblia sendo queimada. A cena tem a duração de apenas 4 segundos. Mas quando o filme foi exibido nos cinemas do país, esta cena foi cortada, já que o Brasil é um país de maioria católica. Porém, nas versões em VHS e DVD, esta cena está presente.
Arquivo:Biblia queimada.png

Estados Unidos

Cassius com o sangue azul.

  • Anime - Nos EUA, a cena em que Seiya decepa a orelha Cassius, o sangue aparece na cor azul, diferente do normal que seria vermelho.

Cenas do Mangá modificadas no Anime

Diferenças entre o mangá e o anime. À esquerda, como a cena apareceu na TV. ã direita, como ela foi representada no mangá.

  • Na Guerra Galáctica, na luta entre Ikki de Fênix e Nachi de Lobo, o Nachi recebe o "Golpe Fantasma de Fênix". No mangá, as mãos gigantes do Ikki decepam completamente o corpo de Nachi, sendo mostrados inclusive os órgão internos do personagem. Já no anime, as mãos gigantes do Ikki aparecem apenas quebrando a armadura do Nachi (ou seja, bem menos chocante).
  • A espada de Hades, ao atingir Seiya no mangá, faz sangue sair, mas no anime, não faz
  • A cabeça de Shun decapitada por Lune e sangue sai no mangá, e ela ainda fala mesmo decapitada. No anime, Shun é dilacerado, Hades fala sem possuir a cabeça e aí Lune vai achar a cabeça só depois.
  • No mangá, Ikki prende a lança na saia da Pandora e no anime, não prende nela.

Fonte

Advertisement