Marishi-Ten (まりしてん摩利支天, Marishiten?) é um deus chines da guerra. Ele foi mencionado como uma dentre três divindades (sendo os outros Atena e o Arcanjo Miguel) que derrotou e baniu o anjo caído Lúcifer, em épocas remotas, impedindo-o de conquistar o mundo.[1]

Etimologia

No budismo sino-tibetano, Mārīcī (do sânscrito: मारीची, lit. "Raio de Luz") é um deva guardião, assim como um bodhisattva associado à luz e ao sol, sendo comum considerá-lo como um deus guerreiro ou até mesmo um deus da guerra. Suas representações variam consideravelmente, hora sendo homem ou mulher dentro de um lótus aberto, com três olhos em cada um de seus três rostos; com quatro braços de cada lado do corpo. Duas de suas mãos estão unidas, e as outras seis seguram sol, lua, sino, selo dourado, arco e alabarda. A dividade também é apresentada montado em um ou sete javalis. No taoísmo e na religião folclórica chinesa em particular, ele é adorado como uma divindade budista, sendo altamente reverenciado e até mesmo considerado como sinônimo de Doumu.

Já no Japão, Mārīcī é conhecido como Marishi-Ten (まりしてん摩利支天) ao qual é venerado como um protetor e patrono que representava para seus devotos o objetivo de alcançar um estado mental elevado, onde perdiam o interesse pelas questões de vitória ou derrota (ou vida e morte), transcendendo assim os entendimentos convencionais de mortalidade e tornando-se assim um guerreiro melhor, atingindo por fim o desprendimento e a compaixão através do domínio de si mesmo. Ele também foi adorado como uma divindade da riqueza e prosperidade pela classe mercante, ao lado de Daikokuten (大黒天) e Benzaiten (弁財天) como parte de um trio chamado de "três divindades" (三天, santen).

Características

Aparência

Marishi-Ten é representado como uma entidade humanoide de pele alaranjada, olhos de iris negras, de oito braços e com três faces, cada uma com um semblante e penteado diferente; a esquerda representa a calma e tem cabelos negros enrolados curtos presos por uma grande presilha amarela na nuca; a do centro representa a séria, tem brincos meia lua nas orelhas e também tem cabelos escuros, porém mais bastos e presos para cima por uma grande tiara adornada que emoldura seu rosto; já a direita detêm uma aparência bestial e tem cabelos branco voltados para cima. Como traje, ele usa apenas um grande saiote oriental de guerra da cor verde musgo preso por grandes faixas brancas e verdes. Se tratando de acessórios, Marishi-Ten usa braçadeiras em sete de seus oitos braços, sendo que dois deles usam braceletes dourados em seus antebraços, enquanto no pescoço carrega um grande colar de contas branco.

Habilidades

Marishi-Ten imobilizando Lúcifer.

Embora suas capacidades totais são desconhecidas, Marishi-Ten é descrito como uma forte divindade por Hyoga de Cisne. Prova disso é que ele foi referenciado como um dos três deuses responsáveis pelo banimento de Lúcifer durante sua rebelião, tendo sido pessoalmente responsável por imobiliza-lo durante a batalha. O fato dele empunhar espadas, um chicote e uma corda, além de ser representado entre chamas e ondas, indicam que Marishi-Ten também era proficiente em usar essas armas quanto usuário destes elementos.

Curiosidades

  • O fato de Marishi-Ten ser visto ao lado de Atena e o Arcanjo Miguel é possivelmente para amalgamar as principais crenças aos quais representam: Miguel se refere ao cristianismo; Atena representa a mitologia grega; já Marishi-ten faz referência ao budismo. Não por acaso, todos eles se relacionam com a luz de alguma forma.
  • Apesar de ser classificado como divindade chinesa na franquia, Marishi-Ten é a primeira divindade budista a aparecer na série.

Referências

Divindades
Deuses Primordiais
(Episódio G)
Clã dos Titãs
(Episódio G)
Clã dos Gigas
(Episódio G)
LyaxPhloxAnemosBronteSpateZugilosHoplismaDrakonThêr
Deuses dos Sonhos
(The Lost Canvas)
OneirosMorfeuFântasoÍceloFobetor
Panteão Egípcio
(Episódio G)
AnubisApófis
Panteão Celta
(The Lost Canvas)
LugBalorEthlinn
Panteão Asteca
(The Lost Canvas)
TezcatlipocaQuetzalcóatl
Panteão Romano MarteSaturnoDianaVulcanoBacoRômuloCupidoPlutão
Panteão Nordico OdinLoki
Outras Divindades TártaroCaosCronosKairosHypnosPallasThanatosDeimosFobosTifãoAbelNikéÉrisDeusEuríbiaPerséfoneApsu
Pseudodeuses AriaCavaleiro de OfiúcoFeiyanSaga de GêmeosBalder